Tuesday, March 27, 2007

Há uns dias atrás falava com alguem conhecido que me dizia, "há 3 coisas pelas quais temos que ter orgulho e lutar por elas: PALAVRA, nosso NOME e o TRABALHO".
Confesso que fiquei a pensar nestes três itens e acabei por lhe dar razão.

TRABALHO: É nele que passamos grande parte da nossa vida, é com ele que conseguimos atingir alguns objectivos, realizar alguns dos nossos sonhos, dar estabilidade a quem depende de nós. Mas sou da opinião que se deve olhar aos meios para atingir os fins. Ser ambicioso não é defeito, julgo eu, ser aldrabão, mentiroso, prejudicar terceiros em nosso beneficio isso também não é defeito, é ser filho da.... mãe. Há, infelizmente cada vez mais pessoas sem escrupulos, com uma ambiçao desmedida, capaz de tudo para alcançar algo. Cada vez menos se pode confiar no parceiro do lado, apesar dos seus sorrisos, pois a qualquer momento somos esmagados, não pela sua capacidade proficional, mas sim pelo uso da sua astucia para o mal. Lamentável, o que o dinheiro é capaz de mudar as pessoas. Continuo a ser apologista que se formos honestos e capazes, lutadores e persistentes o nosso dia chegará... Ingénuo talvez....

NOME: Salvo raras excepçoes, ele é unico. Com ele vamos caminhar toda a nossa vida, quer queiramos quer não. E como diz o outro "o mundo é pequeno", e de facto ele é cada vez mais pequeno, julgo que é motivo de orgulho, chegarmos a qualquer lado e não termos receio de dizer o nosso nome em alto e bom som, não termos que trocar de passeio porque deste lado está alguém que não conseguimos encarar, não encontrar ninguém que tenha o dedo em riste apontado a nós. Julgo que cada vez mais temos um defice de formaçao pessoal, de valores. Não é a sociedade que nos torna assim, somos nós, com a nossa forma de agir, que mudamos a sociedade, infelizmente para pior. Espero, embora não acredite, que as geraçoes vindouras valorizem cada vez mais o nome de cada um.

PALAVRA: Se há coisas que me magoam é a falta de palavra. Honestidade, credibilidade, honra são valores que prezo e pelos quais todos nós deviamos prezar, ter orgulho de pertencer, a esse cada vez mais reduzido lote de pessoas, que a tem. Ter que estar sistematicamente com um pé atrás e outro á frente em relação ás pessoas, porque assim a vida nos ensina (e os pontapés também) é lamentável. Diariamente vemos nos Media, contradições, desmentidos, que afinal eu quando disse "isto" queria dizer "aquilo" e fui mal interpretado, etc etc
Mais lamentável é quando os outros, por defeito, por hábito ou por outra merda qualquer não acreditam nas pessoas que felizmente ainda a têm. Ter que provar perante terceiros que somos pessoas de palavra, com bons principios é estranho, massacrante, doloroso. O giro da questão é que as pessoas, na generalidade, acreditam mais facilmente numa mentira do que numa verdade. É facil, muito fácil mesmo dizer-mos o que os outros querem ouvir, mesmo mentindo. Hipocrita este mundo.

2 comments:

Ana F. Afonso said...

É verdade sim senhor...não somos é todos iguais, nem enformados pelos mesmos valores...'tá mal!

Canuca said...

Penso que temos que lutar por tudo aquilo que acreditamos...

O Trabalho, é um mal necessário, mas se temos que trabalhar, porque n fazê-lo da melhor forma, cumprindo com as obrigações e deixando a secretária limpa ao fim do dia, devemos ser ambiciosos, querer crescer, querer aprender e valorizarmo-nos profissionalmente, mas sem nunca perder os princípios e valores de vista.

O Nome n é coisa que me preocupe muito, podia ser Maria Jaquina, Floribela ou outra porcaria qualquer, continuava a ser a mesma pessoa, com os mesmos defeitos e virtudes.

A Palavra, valorizo ao máximo, uma pessoa sem palavra n vale nada...mas cada vez mais se vê gente sem palavra, mentirosa, fica difícil saber onde começa a mentira e acaba a verdade e depois com a verdade me enganas, esta grande máxima lol utilizada por tantos, mas ainda acredito que em certas pessoas vale a pena acreditar, só temos que estar atentos.

Beijos