Friday, April 13, 2007

Igreja

No próximo fim de semana um canal televisivo irá transmitir um documentário sobre a descoberta das ossadas de Jesus. Ao ser verdade que aquelas ossadas são pertença de Jesus vai contra o que a Igreja Católica sempre nos quis fazer acreditar, mas não só, parte da educação que nos foi dada e que quem é pai (ou mãe) transmite aos seus filhos sobre a ressurreição de Jesus Cristo. Julgo que a fé que cada um de nós tem (ou não) sobre Cristo ou sobre um determinado Santo, sobre algo que nos transcende, algo inexplicável ou mesmo sobre um determinado cidadão, culto, etc não é impeditivo de essa mesma pessoa não ser virgem, não ter sido progenitor/a de alguém, ter sido ou não casado.
A Igreja Católica condena veemente os pecadores, faz bandeira contra a mentira, a hipocrisia, a fome, a guerra, etc., mas ela própria é muito obscura, não evoluida, hipocrita em determinadas situações, castra (ou tenta) todas as opiniões dos que lhe pertecem e que a interrogam, tem ligações pouco saudáveis, etc. Senão vejamos alguns exemplos:
- Parte do ouro roubado aos Judeus foi encontrado em Portugal, na posse da Igreja;
- Ao longo do tempo têm sido detectados diversos sacerdotes pedófilos, inclusive o proprio Cardeal Ratzinger (actual Bento XVI) deu proteçao a um seu colaborador proximo que teve actos sexuais com menores;
- Há (fortes) indicios que o Banco Ambrosiano com ligações ao Banco do Vaticano esteve envolvido em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga e de armamento da mafia italiana, aliás há quem afirme que a morte de João Paulo I tenha sido um assassinato, visto pretender fazer uma "auditoria" ao Banco do Vaticano;
- Os Serviços Secretos do Vaticano têm relações cordiais com a CIA;
- O Guarda ( Alois Estermann) que protegeu o Papa João Paulo II no atentado de 1981, foi encontrado morto mais a sua companheira nos seus aposentos, suspostamente por ser um agente infiltrado do KGB, na vespera foi nomeado para comandante da Guarda Suiça que faz proteção ao Papa. Na segunda autópsia efectuada na Suiça refuta todos os dados da primeira, feita no Vaticano.
- A Igreja Católica é uma das entidades mundias com maior poder económico mas, embora em todas as homilias lamente a pobreza, não abdica de parte da sua riqueza em prol dos desfavorecidos.
Podia estar aqui imenso tempo a dar exemplos, mas não é a intenção deste post. A intenção é dizer que partindo do principio que Jesus Cristo foi de facto um homem extraordinário, porquê esconder se ele não subiu aos Céus? Poruqê esconder que ele foi casado com Maria Madalena? Porquê esconder que teve um filho? Caso seja verdade tudo isso.
Se de facto cada vez mais a Igreja Católica tem perdido fieis, candidatos ao sacerdocio, etc a culpa deve-se á própria porque hoje as pessoas (algumas) param para pensar, há mais meios para descobrir a verdade dos factos. Transparência, clareza, evolução, honestidade precisa-se.

1 comment:

Canuca said...

Não sou católica, não sou praticante de Igreja nenhuma, considero a Bíblia um livro perigoso sujeito a várias interpretações, dependendo de quem lê e penso que a Igreja Católica já se actualizava em relação a vários temas...tudo evolui, acho que tb não lhes fazia mal nenhum...são muito castradores e sabedores da verdade, mas que verdade? a deles? lol.

Beijo