Monday, April 9, 2007

"Partir" com dignidade

Há cerca de 2 semanas faleceu 1 homem junto ao meu local de trabalho. Julgo que teve 1 ataque cardiaco quando estava a ser interrogado por alguns policias, sobre algo que desconheço. Depois de terem sido chamados os bombeiros e o INEM, e de lhe fazerem algumas tentativas de reanimação, a médica do INEM decretou o óbito.
O que não entendo na legislação é o porquê de se ter que esperar pelo Delegado de Saúde para confirmar, o que um outro profissional de saúde já tinha declarado, a sua morte. São horas, longas horas, de espera pelo Delegado de Saúde enquanto o corpo estava ali, tapado com um saco de plástico aberto, daqueles sacos utilizados para o lixo á vista de todos, á vista de todos os curiosos que ali passavam.
Já há uns atrás, lembro-me perfeitamente da situação, vi um corpo, junto á berma, na Av da Républica em lisboa, passado umas 5 horas, passei lá de novo e o corpo ainda lá estava, ao Sol, com uma temperatura a rondar os 40 graus, com um agente de autoridade a seu lado, esperando pelo delegado de Saúde!!!
Julgo que a legislação deveria mudar e outros médicos, que não apenas os Delegados de Saúde, deveriam ter competência legal para decretar o que está á vista de todos, a morte de alguém.
É de uma falta de dignidade enorme para um ser humano. Se já me faz imensa confusão ver um animal morto numa estrada ou noutro lugar qualquer e infelizmente vemo-los diariamente, quando se trata de um ser humano, é indescritivel a falta de bom senso, de sensibilidade para a situação.
Porque não os médicos do INEM passarem a ter essa função também??

1 comment:

Ana F. Afonso said...

lol eu qq dia voto em ti para legislador