Sunday, June 24, 2007

Excepção á regra...

Esta semana um tribunal espanhol retirou a guarda de uma criança á mãe, pelo facto de ela estar constantemente a dizer mal do pai, a incutir na criança, desprezo, raiva, ódio, respeito, e muitas outras coisas "normais" nestas situações...!!!
Este não é um flagelo nacional, é mundial. Cada vez mais, o número de divórcios aumenta, seja por culpa de um, de outro ou de ambos, regra geral é de ambas as partes, o que não é de todo admissível é que (supostamente) a/as pessoa/s que mais são amadas que surgiram fruto de um relacionamento (tenha ele tido momentos excelentes ou não) para além de sofrerem pela separação dos pais, ainda sirvam de arma de arremesso. Infelizmente, há muitas mães que usam os filhos como o grande "ás de trunfo" para atingir o pai, não conseguem ter o descernimento, a isenção, a inteligência, maturidade, racionalidade necessária para perceberem que os grandes atingidos, os grandes prejudicados, as grandes vítimas são as crianças e não o pai. É-lhes criada por parte da mãe por vezes, sentimentos de culpa, traumas, muitas das vezes não têm um crescimento saudável, feliz, passam a ser uma espécie de bola de pingue-pongue, num jogo que nunca quiseram jogar...
Já que uma percentagem enorme de mães continua a actuar dessa forma e como não existe a sensibilidade necessária por parte das autoridades competentes, nem a coragem politica e judicial para que de direito agir, continuando as crianças a sofrerem e a serem "massacradas" com actos e palavras que nem sei muito bem como qualificá-las... por parte das mães, acho no mínimo de salutar a coragem por parte do tribunal espanhol em retirar a guarda do menor á mãe dando-a ao pai. Concerteza que irá a nível psicológico, mental, etc ser uma criança mais saudável.
Um exemplo a seguir pelas nossas autoridades, não apenas para retirarem crianças ás mães, mas acima de tudo para estarem mais atentas, ganharem uma maior sensibilidade e actuarem se for caso disso.

No comments: